Ao apresentar resultados para um cliente ou para a diretoria, você já sentiu que muitas vezes as pessoas ali não tinham a menor ideia sobre o que você estava falando? Essa é uma das maiores barreiras na hora de conectar profissionais de tecnologia com as pessoas que tomam decisões – e muitas vezes controlam as verbas.
Isso porque clientes e diretores querem estar inseridos no meio digital e entender a importância disso, mas nem sempre são pessoas que, de fato, entendem do que se trata aquele resultado ou porque eles contrataram determinado serviço. Nesses casos, infelizmente, a reunião não pode virar um e-mail e um tete à tete é necessário para conseguir fazer o outro lado não só te entender, mas tornar-se um aliado em seu trabalho.
LÓGICA E SIMPLICIDADE
Ao apresentar resultados para um cliente ou para a diretoria, você já sentiu que muitas vezes as pessoas ali não tinham a menor ideia sobre o que você estava falando? Essa é uma das maiores barreiras na hora de conectar profissionais de tecnologia com as pessoas que tomam decisões – e muitas vezes controlam as verbas.
Isso porque clientes e diretores querem estar inseridos no meio digital e entender a importância disso, mas nem sempre são pessoas que, de fato, entendem do que se trata aquele resultado ou porque eles contrataram determinado serviço. Nesses casos, infelizmente, a reunião não pode virar um e-mail e um tete à tete é necessário para conseguir fazer o outro lado não só te entender, mas tornar-se um aliado em seu trabalho.
LÓGICA E SIMPLICIDADE
Crie um roteiro lógico para a apresentação dos seus resultados, sejam eles na área de marketing digital, análise de dados, design UX ou gestão, uma ideia precisa puxar a próxima como uma história. Defina quais são os tópicos mais relevantes e organize-os por ordem de importância. Manter tanto ideias quanto linguagem simples, usando palavras-chaves e frases curtas, deixa a apresentação não só compreensível como também dinâmica.
O VISUAL IMPORTA
Recursos visuais, como vídeos e gráficos, são fundamentais para garantir a compreensão de seus ouvintes e prendem a atenção muito mais do que somente a fala contínua. Fuja da trivial apresentação de power-point e procure novos e mais instigantes recursos visuais, vale a pena perder um pouco mais de tempo com design ou criando um vídeo para garantir que não só seus resultados sejam compreendidos e aceitos, mas também para aproveitar e mostrar que o comprometimento de sua equipe sempre vai além.
SEJA OBJETIVO
Não perca tempo explicando cada conceito que aparecer durante sua apresentação, porque provavelmente as pessoas do outro lado podem não entender, mas tenha informações extras à mão para perguntas e se mostre disposto a interromper sua fala para sanar quaisquer dúvidas, sejam elas conceituais ou não. Se você for muito prolixo, a apresentação ficará muito longa e enfadonha, e você quer que as pessoas saiam da sala de reunião com entusiasmo, não tédio.
PEÇA UMA SEGUNDA OPINIÃO
Antes do dia da apresentação, mostre o que você preparou para alguém que esteja totalmente por fora do que você está fazendo e peça para essa pessoa sinalizar quando algum termo, planilha ou gráfico estiver muito difícil de entender. Sempre existe um jeito diferente de dizer a mesma coisa e o importante é que todos consigam compreender os resultados que estão sendo apresentados e porque eles são relevantes. Também converse com um colega e peça para ele revisar todos os termos, os possíveis erros de português e garantir que tudo está certo na apresentação.
PRATIQUE E FALE COM CONFIANÇA
Agora que tudo está pronto, sua apresentação foi revisada, pratique o que você pretende falar na reunião exaustivamente, até você ter absoluta certeza de que está confiante dos resultados que irá apresentar. A confiança de um interlocutor é metade do caminho para ganhar a atenção e a empatia de um público. Mesmo que você cometa algum erro ou tropeço durante a apresentação, sua confiança não se deixará abalar por isso e você conseguirá chegar até o fim da reunião ileso. E, de preferência, mais próximo da diretoria.