TECNOLOGIA DE PONTA PARA TODOS OS TAMANHOS
Antes considerado um recurso de alto investimento, hoje a tecnologia é uma grande aliada de pequenas e médias empresas que buscam otimizar a produtividade de suas equipes e melhorar seus resultados.
Essa ideia de que tecnologia é somente um custo, e não um investimento, além de ser antiquada coloca sua empresa em desvantagem em relação ao mercado que está cada vez mais digital. Essas atualizações podem ser desde softwares e ferramentas online que auxiliam no dia a dia, até de equipamentos ultrapassados.
No ano passado, o IBOPE realizou uma pesquisa sobre conectividade que indicou que os computadores de pequenas e micro empresas têm, em sua maioria, de dois a três anos. Em torno de 48% de empresas tinha a intenção de substituí-los em um futuro próximo e outros 31% o fariam somente em caso de demandas específicas.
Esse comportamento gera os problemas já conhecidos, como máquinas lentas que não suportam softwares novos, gasto alto com manutenção de computadores que estão sempre quebrando ou à beira de ser aposentado.
No mundo ideal, seu empreendimento já deveria nascer com uma equipe de TI integrada aos objetivos da empresa e que monte uma estrutura tanto física quanto online que atenda suas demandas e tenha a capacidade de crescer e se adaptar.
Mas se você não está no cenário ideal, não tem problema. É possível usar a tecnologia a favor de sua pequena ou média empresa de forma com que ela se destaque, podendo até competir com os gigantes de sua área.
1. CONVERSE MUITO COM OS ESPECIALISTAS
O primeiro a fazer é escutar profissionais da área de tecnologia, seja da sua própria empresa ou alguém que preste serviço, afinal de contas eles são especialistas. Deixe-os a par daquilo que você enxerga como problemas e quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. São eles que irão te guiar sobre quais são os equipamentos e ferramentas que mais se adequam ao seu negócio, e não hesite em pedir mais de uma opinião.
2. NÃO TENHA MEDO DE INVESTIR EM SOFTWARES DE GESTÃO
Um software de gestão, que automatiza processos em sua empresa, pode dar a impressão de que é possível substituir pessoas por máquinas. Essa ideia causa desconfiança tanto entre gestores quanto funcionários.
Esqueça isso. Um programa de gestão irá facilitar a vida de seu time para que eles tenham menos tempo em atividades mecânicas e mais tempo em atividades estratégicas e criativas. Uma equipe que não precisa fazer trabalhos automáticos 50% do tempo é uma equipe que consegue encontrar e resolver problemas com mais facilidade, por exemplo.
3. CONTRATE SERVIÇOS QUE CONVERSEM ENTRE SI
De nada adianta contratar uma ferramenta que dispara e-mails marketing automaticamente se essa plataforma não consegue conversar com o sistema de vendas do seu e-commerce. É preciso contratar serviços que tenham linguagens compatíveis e que, futuramente, possam ser cada vez mais integrados entre si. Assim, o trabalho dos times de marketing e vendas, por exemplo, também estarão cada vez mais em sintonia.
4. SEJA MOBILE, EM TODOS OS SENTIDOS
Esquecemos que a palavra “mobile” vem de “móvel”. Empresas ao redor do mundo têm dispensado o modelo tradicional de trabalho em escritórios e com horários fixos para um modelo de Home Office e com horas flexíveis. Com isso, é preciso ser possível acessar todas as informações que você precisa para trabalhar de qualquer lugar do mundo.
Servidores internos com computadores conectados por meio de cabos não permitem essa mobilidade. Mas a tecnologia pode ser sua aliada armazenando suas informações importantes na nuvem de forma que toda a equipe pode acessá-las com um clique e uma conexão de internet satisfatória.
5. NÃO DESPERDICE SEUS DADOS
Com a implementação de recursos tecnológicos em sua empresa, inevitavelmente você ganhará um banco de dados com as mais diversas informações sobre produtividade, problemas diagnosticados, resultados e soluções. Não os desperdice, use-os ao seu favor para buscar investidores ou tentar implementar algo novo na empresa.
A tecnologia pode ser uma grande aliada para o crescimento sustentável de sua pequena ou média empresa. E com as ferramentas certas, seu investimento será baixo e o retorno valerá a pena.