Transformação digital é basicamente um processo no qual empresas, através do uso estruturado da tecnologia, visam desenvolver sua estratégia, infraestrutura e todos os seus processos, com o intuito de ampliar sua visibilidade e melhorar seus resultados, ou seja, a tecnologia é de fato, o elemento-chave dessa transformação.
Pode-se imaginar que depende única e exclusivamente de tecnologia, no entanto, depende – e muito – de uma gestão bastante colaborativa. Essa mudança passa por um processo que pode levar um bom tempo e por isso, é imprescindível que os CEOs adotem uma postura orientativa e de certa forma, exijam de seus gestores que isso seja replicado para as equipes com firmeza e constância, como num modelo cascata.
Isso porque é uma transformação bastante considerável e que só vai efetivamente funcionar se houver, desde o início, uma mudança no mindset cultural da empresa e – reforço – isso leva tempo e muitas vezes depende também de investimento financeiro.
É crucial entender que a transformação das empresas não é uma escolha. É, de fato, caso de vida ou morte, e pior, muitas empresas ainda estão resistindo e ficando para trás no mercado, além de perder grandes oportunidades, o que pode em breve significar o fim do negócio.
Toda essa mudança deve ser altamente planejada, com objetivos claros e definindo quais as áreas da empresa podem ser mais impactadas, pensando na evolução da cadeia de processos,aumento de produtividade e melhora na experiência do cliente, visando não só um melhor approach, mas também um forte apoio na tomada de decisões estratégicas, alcançando melhores resultados financeiros.
“Até 2020 a experiência do cliente superará o preço e o produto como o diferenciador-chave da marca. 86% dos compradores pagarão mais para terem uma melhor experiência.”
Fonte: CEI Survey
Para finalizar, volto a dizer que esse é um processo irreversível. Portanto, se sua empresa ainda não começou essa transformação, planeje esse início pra ontem, pois não é algo que acontece e é digerido de um dia para o outro, mas pode ser encarada como uma grande oportunidade e um caminho estruturado para evolução dos negócios no país.